Afinal, quais são os principais cuidados após implante dentário? Neste artigo, explicaremos em detalhes.
Confira!
Você sabia que a falta de higienização dos implantes dentários pode ocasionar doenças e até mesmo a perda do implante dentário realizado? É isso mesmo!
Alguns pacientes imaginam que depois de se submeterem a um implante dentário não precisarão cumprir com sua rotina de higienização bucal.
Na verdade, assim como os dentes naturais, os implantes dentários precisam ter um acompanhamento periódico pelo dentista, e a higienização realizada pelo paciente constantemente monitorada. Dependendo da situação, nas próteses dentárias tipo protocolo, por exemplo, o dentista precisará remover a prótese dentária para realizar a limpeza da região corretamente. Isso é feito de seis em seis meses para garantir a estabilidade do tratamento em longo prazo.
Quando a higienização e manutenção dos implantes dentários é feita de maneira inadequada, o paciente corre um sério risco de adquirir doenças como a mucosite e periimplantite, uma relacionada a inflamação da gengiva e a outra à inflamação do osso, o que pode levar a perda do implante dentário.
Muitas vezes, o paciente não percebe a doença devido à ausência de sintomas claros e, quando o diagnóstico é tardiamente realizado, a situação pode se tornar irreversível provocando o fracasso do implante dentário. Portanto, sangramentos e mudança de cor da gengiva, dor e movimentação do implante, devem ser observados com muito cuidado e entendidos como um sinal de alerta. Essas características indicam problemas mais graves e merecem um acompanhamento bem específico do profissional.
Os implantes dentários oferecem uma fixação permanente e apresentam a capacidade de substituir quase na perfeição os dentes naturais. No entanto, para que seja possível usufruir de todos esses benefícios, é vital nunca negligenciar a importância da higienização correta dos implantes dentários.
Quando bem tratados, os implantes dentários poderão durar um longo tempo, havendo já casos de implantes que duraram mais de 40 anos. Ainda que possível, isto só acontecerá através de boas práticas de higiene.
Estudos clínicos apontam que mais dos 40% de pacientes portadores de implantes dentários vão desenvolver inflamações ao redor de seus implantes. Se nada for feito, os efeitos nocivos como infecções junto ao osso que sustenta os implantes irão se acumular – e a perda deste implante dentário será, muitas vezes, inevitável.
Muitos pacientes possuem próteses que são sustentadas por dois, cinco ou mais implantes unidos entre si, as chamadas pontes fixas e protocolos. A perda de um único implante significa então que, na maioria dos casos, todo o trabalho protético deverá ser repetido.
Mas, se você higienizar corretamente seus implantes e dentes, fará parte de um grupo de pacientes que pode manter suas próteses estáveis por um longo tempo.
A limpeza dos implantes dentários deve ser feita diariamente para evitar doenças e outros problemas bucais. Aposte em uma boa escovação, no uso de fio dental, no uso de enxaguantes bucais, e limpeza odontológica a cada 6 meses. Cuidar das próteses fixas é tão importante quanto os cuidados com os dentes naturais.
Durante o planejamento do implante dentário todas as orientações necessárias para a limpeza e manutenção das próteses devem ser fornecidas ao paciente, para que, assim, não haja nenhum problema na execução dos cuidados.
Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, tão importante quanto a colocação dos implantes dentários para restabelecer a função e a saúde bucal é a durabilidade dos mesmos.
Qualquer dúvida entre em contato com a Dalí Odontologia e conte com o suporte de nossos especialistas, pois estamos sempre prontos para ajudá-los a manter sua saúde bucal.