Uma das perguntas que mais recebemos na Dalí Odontologia se refere à carga imediata em implantes dentários, ou seja, aquele tipo de procedimento em que o dentista coloca o implante e, na mesma consulta, já aplica os novos dentes.
Realmente, essa técnica veio para, assim como tantas outras, apresentar mais uma evolução dentro da Odontologia. Imagine que maravilha chegar ao consultório do dentista sem dente e sair de lá com um lindo sorriso, ao invés de ficar esperando por semanas ou alguns meses para que os dentes possam ser colocados.
Parece ótimo, não é?
Clique abaixo e saiba como mudar de vida através dos Implantes e Próteses Dentárias. Dê um basta nos problemas com seus dentes!
Nos últimos anos, os avanços tecnológicos revolucionaram o mundo da odontologia. Esse novo conceito da medicina dentária surge com o propósito de apresentar aos nossos pacientes grande precisão, conforto e previsibilidade estética no tratamento das próteses fixas sobre implantes.
O tratamento de implantes dentários com carga imediata consiste em coroas ou pontes provisórias, que se fixam ao parafuso de titânio logo após sua inserção no osso. As próteses utilizadas na carga imediata são provisórias e, depois, devem ser substituídas pelas definitivas.
Em tudo semelhante aos protocolos convencionais. É feito com anestesia local e num ambiente clínico estéril. O seu sucesso está relacionado diretamente com um correto planejamento. Estudam-se as tomografias computadorizadas que fornecem imagens reais em forma e tamanho proporcionando uma avaliação tridimensional mediante cortes tomográficos.
Os implantes com carga imediata são um grande passo dentro da área de implantes dentários e, por isso, muito difundidos atualmente. Mas, infelizmente, esse procedimento ainda não pode ser aplicado para todos os pacientes. O cirurgião dentista deve pedir exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente.
O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea. É preciso garantir que, no local, é possível colocar um implante de bom diâmetro, levando-se em consideração a carga mastigatória da região que irá receber o dente.
A qualidade óssea do paciente também precisa ser avaliada para assegurar que o implante fique firme, com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso. Sem esses três itens, o sucesso do implante pode ficar comprometido.
Fazer carga imediata em pacientes sem os pré-requisitos mencionados faz com que os índices de sucesso caiam drasticamente e, com isso, o bom resultado passa a ser mais uma questão de sorte do que de técnica. Fazer implantes dentários, seja com o método tradicional ou carga imediata, sem a indicação correta, faz com que corramos riscos desnecessários.
Ambos os tratamentos, com carga imediata ou implantes convencionais, podem ser realizados com sucesso apesar das diferentes técnicas e indicações. A carga imediata permite resolver casos clínicos em um curto espaço de tempo. Por isso, apresenta um maior conforto para o paciente.
Desde que seja feita por um profissional habilitado e responsável, é uma opção segura.
O tratamento convencional é feito em várias etapas e demora um pouco mais. É necessário aguardar a regeneração óssea por cerca de três semanas a quatro meses. Durante esse tempo, são utilizadas próteses provisórias fixas ou removíveis.
Caso tenha mais alguma dúvida sobre implante dentário com carga imediata, ligue para nós da Dalí Odontologia e marque sua consulta. Estamos prontos para ajudá-los!