- Especialista em Prótese Dentária
- Especialista em Dentística Restauradora
- Graduada em Odontologia pela ULBRA
- Pós-Graduada em Odontologia Estética
- Avançada pelo Instituto Proffel - SC
Bichectomia
Um dos procedimentos estéticos mais procurados atualmente é a Bichectomia.
Mas afinal, o que é a bichectomia?
É um procedimento cirúrgico que consiste na remoção da Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad, em inglês), que é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
Os resultados da bichectomia realizada por dentistas para fins terapêuticos
A aplicação terapêutica da bichectomia realizada por um dentista é conhecida há vários anos e se aplica a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas durante o sono causando lesões, que podem se agravar com o tempo. A bichectomia diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Nos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada com a aplicação de botox.
Como funciona a cirurgia de bichectomia
A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.
O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.