Você sabe o que é periodontite? Popularmente conhecida como piorreia, a doença se caracteriza por uma grave infecção na gengiva, causando também uma perda óssea na estrutura de suporte dos dentes.
No post de hoje, explicaremos as causas, sintomas e o tratamento indicado para a periodontite.
Clique abaixo e saiba como mudar de vida através dos Implantes e Próteses Dentárias. Dê um basta nos problemas com seus dentes!
A periodontite é uma doença que tem início no processo inflamatório da gengiva (gengivite), avançando para os tecidos de proteção dos dentes e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal).
O que ocorre na periodontite é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Com isso, forma-se a chamada bolsa periodontal, que é um espaço entre o dente e a gengiva maior do que 3mm.
A principal causa da periodontite é a falta de higienização bucal associada à fraqueza do sistema imunológico. A doença periodontal tem sua evolução a partir da placa bacteriana que, por sua vez, pode gerar o tártaro.
São diversos os sintomas da periodontite. Fique atento a sinais como sangramento e inchaço da gengiva, mau hálito, amolecimento e sensibilidade dos dentes. Esses sintomas devem ser verificados por um cirurgião-dentista de confiança.
Além dos sinais listados acima, casos avançados de periodontite podem resultar na retração gengival e até mesmo na perda dos dentes.
O melhor tratamento para a periodontite é a prevenção, já que as causas da doença podem ser facilmente evitadas com a higienização correta dos dentes e a visita regular ao dentista.
Porém, se o problema já está instaurado, alguns procedimentos podem ser adotados pelo cirurgião dentista para interromper e tratar a periodontite. No post sobre doença periodontal, listamos alguns dos tratamentos disponíveis para o quadro. Relembre:
Para tratamento da doença periodontal é importante contar com um odontólogo especializado em periodontia. Essa especialidade é responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção da gengivite, periodontite, mau hálito, dentes sensíveis e outras doenças gengivais.
A Dalí Odontologia conta com profissionais especializados na área, para atender com segurança seus pacientes.
Ir ao dentista é um compromisso inadiável que deve ocorrer, no mínimo, de seis em seis meses. Porém, se você é fumante ou possui parentes próximos com a doença periodontal, é indicada a visita ao dentista de 3 em 3 meses. Quanto maior for o espaçamento entre as consultas, maiores serão os possíveis danos à saúde bucal.
Gostou de saber mais sobre a periodontite? Comente!