O surgimento dos sisos, ou terceiros molares, ocorre normalmente entre os 16 e 25 anos de idade, sendo a remoção o seu tratamento mais comum. Para outros dentes inclusos, podem ser utilizados tratamentos como a exposição, verticalização ortodôntica ou transplante, visando a sua manutenção na cavidade bucal.
Um dente é considerado impactado ou incluso quando há falta de espaço na arcada ou sua erupção é impedida por outro dente, osso ou tecido gengival. Essa obstrução pode acarretar fortes dores e até infecções.
Na maioria dos casos sim. Muitas vezes os dentes inclusos / impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas um estudo recente, conduzido pela Associação Norte Americana de Cirurgiões Bucomaxilofaciais, indica que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas.
Não é sensato esperar até que o dente incluso comece a incomodar você. A remoção precoce dos dentes impactados é a melhor escolha, pois resulta em uma cicatrização mais rápida e menos complicada.
A cirurgia pode ser realizada em nossa Clínica Odontolóica com anestesia local ou associada a sedativos para pacientes mais ansiosos. Também pode ser realizada nos melhores hospitais de Porto Alegre sob anestesia geral ou sedação intravenosa. Você poderá avaliar com o Dr. Rogério Coelho de Aguiar as opções anestésicas existentes e que se adaptem melhor a seu caso.