Com o avanço da tecnologia, a cirurgia de implante dentário tornou-se praticamente indolor. No entanto, diversos mitos ainda cercam o procedimento.
A perda dos dentes pode afetar bruscamente a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. Isso é fato. Além da questão estética, o problema também compromete ações como a fala e a mastigação. A boa notícia para quem necessita realizar a cirurgia de implante dentário é que, com o avanço tecnológico, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento.
Atualmente, a cirurgia de implante dentário é a melhor forma de repor um ou mais dentes perdidos ou, até mesmo, restaurar um sorriso por completo. Através de procedimentos seguros, modernos e eficazes, os implantes agem na recuperação da função mastigatória e também na beleza do sorriso.
Clique abaixo e saiba como mudar de vida através dos Implantes e Próteses Dentárias. Dê um basta nos problemas com seus dentes!
A seguir, explicaremos melhor como funciona a cirurgia de implante dentário.
Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo), que sofrem o processo de osseointegração. Isto é, se unem ao osso do paciente, oferecendo assim um suporte estável. O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será instalado o dente artificial
A cirurgia de implante dentário é uma técnica criada há mais de 50 anos. Isso significa que, desde que surgiu, muitos aspectos foram se modificando até chegarmos à alta tecnologia que encontramos hoje nos procedimentos de implante que são, basicamente, indolores.
Os cuidados com o paciente iniciam no período pré-operatório, através da requisição de exames que avaliam a situação da região onde será instalado o implante dentário. Inicialmente, uma consulta prévia para avaliação com o cirurgião é solicitada, além de uma tomografia computadorizada da região para determinar o procedimento mais adequado ao paciente.
Conforme citado no post sobre como funciona a cirurgia de implantes dentários, depois que o cirurgião determina o melhor procedimento e o tamanho do implante adequado ao paciente, são utilizadas brocas de mesmo tamanho para preparar a região que vai receber o implante dentário. Então, com extrema habilidade técnica, o profissional determinará o lugar e o ângulo ideal para o implante.
Com as atuais técnicas e sem imprevistos, a instalação de um implante leva, normalmente, de 20 a 30 minutos. O procedimento é realizado no próprio consultório do dentista com anestesia local e o paciente não sente nenhuma dor ou incômodo na região.
Todos os cuidados adotados por cirurgiões dentistas qualificados são essenciais para que a cirurgia de implante dentário seja efetiva. Atualmente, estimam-se que o sucesso do procedimento ultrapasse o índice de 98%.
Por trás de todo o processo do implante de dente existem profissionais qualificados com vasta experiência no procedimento. É através da expertise dos cirurgiões dentistas que a cirurgia de implante dentário pode ser realizada de forma segura e indolor.
O pós operatório é tranquilo e sem complicações, basta seguir as recomendações fornecidas pelo cirurgião dentista. Atualmente, existem medicamentos para controle de dor para cada grau de procedimento cirúrgico, que serão receitados pelo profissional visando uma melhor e mais rápida recuperação após a cirurgia.
Por isso, é importante contar com uma clínica odontológica que oferece biossegurança nos procedimentos realizados e um planejamento minucioso com foco nos detalhes funcionais e estéticos do paciente.
A Dalí Odontologia é uma clínica odontológica com mais de 15 anos de experiência, que conta com profissionais qualificados em diversas especialidades – entre elas, a implantodontia e a prótese dentária. Conte conosco para restaurar e preservar o seu sorriso!
Gostou de saber mais sobre a cirurgia de implante dentário? Não esqueça de deixar seu comentário!