Como clarear os dentes? Esse já se tornou um questionamento comum. Afinal, ter um sorriso mais branco e esteticamente bonito é um grande sonho para muitas pessoas.
É fato que um sorriso simétrico e claro valoriza a aparência e, consequentemente, ajuda a elevar a autoestima. Por isso, o clareamento dental se tornou uma prática consolidada em consultórios de odontologia, com procura cada vez mais ampla. Porém, para garantir o êxito do tratamento, é fundamental contar com a orientação de um profissional qualificado.
Abaixo, explicaremos melhor como clarear os dentes de forma segura e eficaz. Confira!
Clique abaixo e envie uma mensagem “Eu quero” em nosso Whats para receber uma oferta exclusiva.
Esta é a oportunidade certa para iniciar o seu tratamento com a gente!
Muitas vezes, o desejo de um sorriso mais branco pode fazer o paciente ignorar fatores importantes, como a saúde oral. A grande popularização de clareadores dentais e sua venda indiscriminada, seguida de procedimentos caseiros sem acompanhamento profissional, pode causar danos irreversíveis ao paciente.
Ao realizar procedimentos caseiros para clareamento dos dentes, com utilização de kits comprados sem indicação, o paciente pode correr riscos como:
Somente um dentista qualificado poderá indicar procedimentos seguros para o paciente, assim como a concentração ideal dos produtos para clareamento, a maneira correta de sua aplicação e o grau de branqueamento possível para cada pessoa.
Atualmente, existem diferentes métodos de realizar o clareamento nos dentes de forma segura e eficaz, com acompanhamento profissional, como os que aplicamos aqui na Dalí Odontologia. Abaixo, explicamos alguns deles.
O clareamento dental a laser, realizado exclusivamente em consultório, consiste na utilização de produtos mais potentes que aqueles presentes no clareamento dental caseiro, associados a sistemas de luz (luz halógena, gás plasma, LED, argônio, entre outros).
A diferença da cor costuma ocorrer entre uma ou duas sessões, que duram cerca de uma hora. O tempo de aplicação do gel no consultório varia de 10 a 12 min, sendo realizadas de duas a três aplicações por sessão. Nos procedimentos de clareamento dental a laser, a gengiva deve ser isolada, para evitar irritações nas mucosas orais.
No clareamento dental caseiro, o profissional confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, além de fornecer o gel clareador com a concentração ideal para o caso. O procedimento é realizado em casa, geralmente, durante o sono. Mas sua evolução é acompanhada pelo dentista.
O resultado do clareamento dental caseiro com moldeira costuma surgir entre duas a três semanas, variando de acordo com o paciente. Ambos os procedimentos (clareamento dental a laser ou caseiro) podem ser realizados em pacientes com dentes sensíveis, trazendo ótimos resultados, desde que realizados com acompanhamento profissional.
Alguns profissionais também podem indicar a associação dos dois métodos de clareamento, para um resultado ainda mais efetivo. No clareamento a laser conseguimos uma rapidez e uma intensidade maior no resultado, enquanto no clareamento caseiro trabalhamos com a qualidade e durabilidade do tratamento.
A Dalí Odontologia opta pela técnica mais moderna e segura, chamada de clareamento conjugado, que associa os dois tipos de tratamento, sempre considerando as peculiaridades de cada paciente. Nossa assistência durante o processo é contínua, a fim de controlar os resultados e garantir ao paciente conforto e um resultado estético satisfatório.
E então, gostou das dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!