Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe como a higienização bucal é difícil. Os bráquetes, elásticos e fios unidos aos dentes dificultam consideravelmente a chegada da escova e, dificulta bastante o uso do fio dental convencional. Com todas estas dificuldades de higienização, a retenção de restos de alimentos nos usuários de aparelho ortodôntico fixo é muito maior.
Sabemos que não escovar os dentes corretamente traz uma série de problemas, principalmente, devido à formação de placa bacteriana que é a responsável pela formação de lesões de cárie, manchas brancas (envolta dos bráquetes, verificadas na remoção do aparelho ortodôntico), pelas doenças gengivais e, também, pelo mau hálito.
Então, como devemos realizar a higienização correta quando estamos com o aparelho ortodôntico fixo
A primeira noção que devemos ter é que a partir do momento em que colocamos aparelho ortodontico fixo, nossos dentes ficam divididos por uma peça que foi colada no centro deles (bráquete), que separam eles em duas partes: a parte acima dos bráquetes e parte abaixo dos bráquetes. Ambas essas partes têm que ser igualmente escovadas. A escovação mais comumente utilizada para quem está usando aparelho dentário fixo é aquela na qual utilizamos movimentos que vão de um lado para o outro, no sentido horizontal, com as cerdas da escova voltadas primeiramente para a gengiva e depois na porção que fica localizada na ponta do dente. Esses movimentos devem ser repetidos até que se verifique a sua total limpeza.
As escovas mais indicadas para estes pacientes são as de cabeça pequena e cerdas macias, as quais proporcionam uma higienização mais ágil e rápida. Há ainda quem tenha preferência por escovas ortodônticas, as quais tem no centro uma diferença no comprimento das cerdas, fazendo com que se consiga higienizar os bráquetes e os dentes ao mesmo tempo.
Nem sempre será uma tarefa fácil a utilização de fio dental por portadores de aparelho fixo, mas essa é uma necessidade fundamental para evitar a gengivite, problema muito comum em quem usa aparelho fixo e, até mesmo lesão de cárie.
Para isso, existe um instrumento chamado passa-fio, que nada mais é uma espécie de agulha que se prende ao fio dental e facilita sua passagem pelos dentes, podendo assim, alcançar o espaço no meio dos dentes. Existe em algumas farmácias e supermercados fios dentais já específicos para usuários de aparelho ortodôntico fixo.
Não há dúvidas que durante todo o tratamento ortodôntico o cuidado com a higienização bucal deve ser redobrado e que todo o esforço e dedicação farão toda a diferença e serão recompensados no final do tratamento, por isso consulte sempre seu dentista para maiores esclarecimentos!
Um abraço dos profissionais do Instituto Croma!