Era uma vez um época em que, para ter dentes bonitos e alinhados, era necessário ter um “sorriso metálico” por determinado período. A odontologia moderna oferece inúmeras opções de aparelhos ortodônticos aos pacientes, que conciliam os resultados com a estética.
O artigo de hoje mostra quais opções de aparelhos ortodônticos estão disponíveis aos pacientes. Siga a leitura!
A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo cuidado do crescimento, desenvolvimento e alinhamento correto dos dentes com suas bases ósseas. Os tratamentos ortodônticos oferecem inúmeros benefícios, que vão muito além da estética. Podemos destacar, por exemplo, questões como a boa higienização, os benefícios psicológicos, prevenção de dores de cabeça, prevenção de problemas gástricos, e melhora na dicção e na respiração.
No entanto, por muitos anos, colher os benefícios citados era sinônimo de carregar um sorriso metálico. Por mais eficiente que seja, o aparelho ortodôntico tradicional gera muitos incômodos relacionados à estética. O mesmo funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas braquetes, que são produzidos a partir de ligas de aço inoxidável e são colados nos dentes com resina. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal.
Atualmente, os pacientes contam também com outras opções mais preocupadas com a estética para o alinhamento dos dentes.
Aparelho de Safira: opção ideal para quem deseja manter a naturalidade do sorriso, oferecendo resistência e excelente estética ao paciente. O modelo é bastante polido e arredondado, o que dificulta o atrito na boca e as temidas feridas.
Aparelho Lingual: consiste em peças coladas na parte de trás dos dentes, em contato com a língua. O aparelho surgiu como uma alternativa fixa para os pacientes que não gostam dos modelos convencionais. Ele funciona de forma similar ao tradicional aparelho fixo, com a ajuda de braquetes, com a diferença que é colado na parte interna dos dentes.
Aparelhos invisíveis (alinhadores ortodônticos): é um aparelho ortodôntico transparente e removível que promove o alinhamento dos dentes de forma gradual a partir de uma sequência de alinhadores. Ao contrário da ortodontia com aparelhos fixos convencionais, o invisalign não utiliza peças coladas e nem fios metálicos. São confeccionados de forma personalizada e individual para cada paciente a fim de entregar maior conforto e discrição durante o tratamento.
Discretos ou coloridos, os aparelhos dentários removíveis também trazem ótimos resultados, tanto no tratamento de adultos quanto no de crianças e adolescentes. A opção de personalizar o aparelho com cores, brilhos e figuras de personagens incentiva as crianças a usá-lo regularmente, acelerando o tratamento e garantindo o resultado desejado.
Este tipo de aparelhos dentários buscam alinhar os dentes ou mantê-los na posição adequada, corrigindo a mordida. Normalmente, apresentam uma base de resina acrílica (colocada no interior de uma ou ambas as arcadas dentárias) e alguns elementos que se encaixam nos dentes.
Então, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo!