Uma das principais dúvidas e motivo de receio nos pacientes é saber se a colocação de implante dentário dói.
O procedimento de implante dentário é bem simples. E como é feito com anestesia total local, não causa nenhuma dor em sua colocação.
Assim como o procedimento, o pós-operatório também é bastante simples e tranquilo.
É normal sentir dor após implante dentário?
No dia seguinte ao procedimento, o paciente está liberado para voltar para sua rotina normalmente. Por isso, se você ainda tiver medo de fazer um implante, pode ficar tranquilo. Para efeito de comparação, uma restauração de um dente cariado, é mais demorada e muito mais dolorida, se a cárie for profunda, do que a cirurgia de implantação dentária em si.
Na verdade, hoje, o procedimento é muito tecnológico e a dor inexiste, já que a maior novidade não está no implante em si, mas nos exames realizados antes do procedimento, e na maneira como este será executado.
Assista a seguir quais são os principais cuidados com alimentação pós procedimento de implante dentário:
Atualmente, é possível fazer a colocação dos implantes sem precisar cortar a gengiva, através da chamada cirurgia guiada. A cirurgia guiada, quando possível de ser realizada, é feita inicialmente no computador, depois tem-se o modelo da boca do paciente com os implantes colocados e uma guia que irá mostrar o exato local na boca no ato cirúrgico, não precisando cortar a gengiva e nem dar pontos.
Com certeza, o procedimento cirúrgico hoje está mais fácil do que nunca. É possível que o paciente sinta algum desconforto passageiro principalmente na mastigação de alimentos mais duros.
Assim, nos primeiros dias depois do procedimento recomenda-se, quando necessário, o uso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios prescritos pelo profissional capacitado para que desse modo, o paciente tenha uma recuperação rápida e sem dores.
A seguir, nosso Especialista em Implantodontia, Dr. Rogério Aguiar explica em mais detalhes sobre a dúvida se implante dentário dói:
Agora que você já sabe que implante dentário não dói, que tal entender o passo a passo do procedimento?
Saiba como é feito o implante dentário
Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo), que sofrem o processo de osseointegração. Isto é, se unem ao osso do paciente, oferecendo assim o suporte estável necessário para a instalação do implante dentário. O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será instalado o dente artificial.
A cirurgia de implante dentário é uma técnica criada há mais de 50 anos. Isso significa que, desde que surgiu, muitos aspectos foram se modificando até chegarmos à alta tecnologia que encontramos hoje nos procedimentos de implante que são indolores.
Os cuidados com o paciente iniciam no período pré-operatório, através da requisição de exames que avaliam a situação da região onde será instalado o implante dentário. Inicialmente, uma consulta prévia para avaliação com o cirurgião é solicitada, além de uma tomografia computadorizada da região para determinar o procedimento mais adequado ao paciente.
O implante dentário é feito a partir de um processo que devolve duas etapas:
• Uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes;
• A etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.
Com as atuais técnicas e sem imprevistos, a instalação de um implante leva, normalmente, de 20 a 30 minutos. O procedimento é realizado no próprio consultório do dentista com anestesia local e o paciente não sente nenhuma dor ou incômodo na região.
Entenda o implante dentário passo a passo
A seguir, vamos explicar como funciona a instalação de um implante dentário passo a passo:
1º passo – O procedimento consiste em uma pequena incisão (corte) na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo. O dentista precisa ter bom acesso à região para instalar o implante corretamente.
2º passo – Em seguida se utilizam pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo implantodontista.
3º passo – O implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção (cicatrizador).
4º passo – Realiza-se uma sutura da região.
No tratamento clássico com implantes, ele é fixado cirurgicamente no osso, depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso de três semanas a três meses, dependendo da situação óssea do paciente e da marca do implante. O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo chamado de osseointegração, protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares.
Em seguida, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso, o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia a dia.
Em alguns casos selecionados o implante pode ser inserido sem cortes, por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva (cirurgia guiada). Isso favorece muito a cicatrização da região.
A cirurgia deve ser feita por um dentista especializado em Implantodontia, que possui experiência e conhecimento na área para determinar o melhor tratamento para cada paciente.
Para ter um bom pós-operatório, as pessoas que passarem por esse procedimento devem seguir as orientações do dentista e manter uma boa higiene bucal.
Como vimos passo a passo, a colocação de um implante dentário é um procedimento bem simples, não dói e resulta em uma grande mudança na vida de quem o executa.
Além disso, você sabia que a Dalí Odontologia oferece garantia vitalícia para colocação de implante dentário?
Para validar o benefício é simples: basta realizar as revisões do seu tratamento a cada 6 meses em nossa clínica.
Somos a única clínica no Brasil a conceder este tipo de vantagem exclusiva. Tudo isso pensado para um tratamento único e definitivo dos nossos pacientes.
Como escolher o local adequado para colocar o implante dentário?
Por trás de todo o processo do implante de dente existem profissionais qualificados com vasta experiência no procedimento. É através da expertise dos cirurgiões dentistas que a cirurgia de implante dentário pode ser realizada de forma segura e indolor.
O pós operatório é tranquilo e sem complicações, basta seguir as recomendações fornecidas pelo cirurgião dentista. Atualmente, existem medicamentos para controle de dor para cada grau de procedimento cirúrgico, que serão receitados pelo profissional visando uma melhor e mais rápida recuperação após a cirurgia.
Por isso, é importante contar com uma clínica odontológica que oferece biossegurança nos procedimentos realizados e um planejamento minucioso com foco nos detalhes funcionais e estéticos do paciente.
Clique abaixo e saiba como mudar de vida através dos Implantes e Próteses Dentárias. Dê um basta nos problemas com seus dentes!