Nos últimos tempos, a bichectomia se tornou um procedimento muito popular entre pacientes. O principal motivo? A visível redução das bochechas, proporcionando um aspecto de emagrecimento ao rosto. Mas essa intervenção também pode ter outras funções. Neste post, explicaremos o que é bichectomia e suas vantagens estéticas e funcionais.
Confira, abaixo, todas as informações sobre o procedimento!
A bichectomia é um procedimento cirúrgico, que consiste na remoção da Bola de Bichat, também chamado de Corpo Adiposo. Trata-se de uma estrutura gordurosa presente na região da bochecha. É justamente ela que faz com que alguns rostos tenham o formato arredondado.
A bichectomia é o procedimento que retira cirurgicamente a Bola de Bichat, ou seja, o compartimento de gordura presente no rosto, visando modificar e afinar o contorno facial. Mas não somente pela questão do apelo estético a cirurgia pode ser recomendada.
A bichectomia pode trazer uma melhora funcional, por exemplo, ao paciente que possui o problema de “morder a bochecha” durante suas atividades diárias, como a mastigação.
O procedimento para a cirurgia de bichectomia é relativamente simples: uma pequena incisão é realizada na cavidade oral, facilitando a identificação e manipulação do compartimento de gordura. As Bolas de Bichat são removidas em volume variável, de acordo com a necessidade de cada paciente.
O procedimento costuma ser rápido, variando entre 20 e 40 minutos. Além disso, a anestesia utilizada é a local, podendo ser acompanhada ou não de sedação. A cirurgia de bichectomia não necessita de internação hospitalar e oferece alta aos pacientes no mesmo dia do procedimento.
Os pontos utilizados na cirurgia de bichectomia são absorvíveis, ou seja, não há necessidade de remoção dos mesmos. A recuperação da cirurgia de bichectomia costuma ser excelente. Muito parecida com a extração dos sisos, a fase inicial pode incluir inchaço e pequenos roxos (equimoses) nos primeiros dias.
O restabelecimento é rápido, variando entre 5 e 7 dias. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.
Os resultados costumam a aparecer após três semanas e a recuperação total ocorre, em média, no máximo em até seis meses após a cirurgia.
A cirurgia de bichectomia foi descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil. Trata-se de um procedimento muito seguro, que praticamente não oferece riscos aos paciente. Porém, é importante lembrar que, assim como qualquer outra cirurgia, a bichectomia possui prós e contras.
Por isso, para que o procedimento ocorra de forma tranquila, ele deve ser realizado por profissionais qualificados e experientes, em um ambiente seguro. A cirurgia de bichectomia é irreversível, ou seja, a retirada das Bolas de Bichat é definitiva.
Então, sempre busque um profissional adequado, para que suas necessidades sejam avaliadas e você receba as orientações corretas antes da realização do procedimento.
E, se você deseja esclarecer mais alguma dúvida sobre bichectomia em uma clínica especializada nesse tipo de cirurgia, entre em contato com a equipe da Dalí Odontologia!