Uma das especialidades mais completas da Odontologia, a Odontopediatria é responsável pelo atendimento dos bebês, das crianças e dos adolescentes. Tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas de saúde bucal por meio da prevenção e da educação em saúde.
A odontopediatra acompanha o crescimento, as trocas dentárias e os hábitos dos seus pacientes desde o nascimento, com o objetivo de que cheguem à idade adulta com uma boca sadia e funcional, mantendo hábitos saudáveis.
O Odontopediatra está qualificado a atender crianças de todas as idades, pois estudou os métodos de controle do comportamento infantil. Assim, de acordo com cada faixa etária, personalidade e desenvolvimento neuropsicológico, um manejo clínico é feito possibilitando a cooperação da criança durante o tratamento e desenvolvendo uma atitude positiva frente ao dentista.
O atendimento de crianças e de bebês requer cuidados especiais, pois seu comportamento frente ao tratamento é imprevisível e resulta em várias reações emocionais, positivas ou negativas, podendo estas últimas se manifestarem na forma de ansiedade, medo do desconhecido, fobia ou choro.
A Odontopediatra faz com que a consulta seja agradável e simples, usando técnicas que permitem uma boa colaboração durante o atendimento, como a técnica do falar-mostrar-fazer e a do reforço positivo, além de atividades lúdicas, como músicas, uso de livros de histórias e bonecos.
A criança que é acompanhada por um dentista desde sua infância com regularidade tem menor probabilidade de desenvolver lesões de cáries e, caso haja necessidade de intervenção, o procedimento será mais tranquilo, porque ela já estará familiarizada com o ambiente, além de ter um vínculo de confiança com o profissional.
A primeira consulta com a odontopediatra deverá ser feita até o primeiro ano de vida, não sendo necessário aguardar a chegada do primeiro dente. Nessa consulta, os pais e/ou cuidadores receberão as orientações sobre o uso de chupetas e de mamadeiras, o surgimento dos primeiros dentes, como fazer a limpeza adequada da boca e como evitar a doença cárie precoce.
Após a primeira consulta, é indispensável o acompanhamento periódico mediante consultas de manutenção de saúde, nas quais serão repassadas informações de acordo com a fase que a criança estará vivendo, bem como realizados exames clínico e radiográfico, se necessários.
Com visitas regulares, no espaço de tempo determinado pelo odontopediatra baseado na necessidade de cada paciente, cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança. Vínculo esse importante e essencial para o sucesso do tratamento.
Ligue para nós da Dalí Odontologia e marque a consulta do seu pimpolho com a gente! 😉