Está em dúvida sobre quanto tempo demora para fazer um implante dentário ao todo? A pressa gerada pela perda de um ou mais dentes, que afeta não somente autoestima, mas capacidade de fala e mastigação, pode ser resolvida através da realização do implante dentário e da prótese dentária sobre esse implante.
No artigo de hoje você entenderá quais são as etapas que o envolvem e qual é o tempo necessário para completar o implante dentário e a prótese sobre o implante.
Os implantes dentários representam uma excelente solução para a reposição dos dentes que se perderam ao longo da vida, corrigindo problemas de estética, mastigação e fala. Uma dúvida recorrente de pacientes que desejam realizar o procedimento é o tempo necessário para colocação da prótese definitiva após a instalação do implante dentário.
Antes da colocação da prótese fixa, algumas etapas são essenciais para o pleno funcionamento do procedimento. Em alguns casos, são necessárias entre 3 semanas e 6 meses para que o implante cicatrize e as próteses definitivas sejam colocadas, devido ao processo denominado osseointegração. Após a osseointegração do implante dentário são necessárias em média 3 consultas para finalizarmos a prótese dentária sobre esse implante.
Para entender quanto tempo leva o procedimento do implante dentário como um todo, é necessário saber que o seu pleno funcionamento depende de alguns processos. De modo geral, a instalação do implante odontológico se divide em 4 etapas detalhados a seguir:
1. Avaliação: Etapa essencial e de extrema importância, a avaliação é realizada pelo profissional de implantodontia e nesta consulta, através de exames de tomografias computadorizada, é conferida a quantidade óssea local do paciente para definição do tratamento de implante dentário correto.
2. Colocação do implante: Ocorre cirurgicamente, com a instalação dos implantes que substituem as raízes naturais dos dentes. A colocação de um implante dentário costuma ser concluída em torno de 30 minutos, em consultório com anestesia local, de forma indolor.
Com uma pequena incisão na gengiva, o leito ósseo é exposto. Assim, pequenas brocas realizam a perfuração do osso. Essa etapa visa o expandimento progressivo da cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo dentista.
O implante dentário é então inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção. Por fim, é realizada uma sutura na região.
3. Osseointegração do implante dentário: Uma das etapas mais importantes do processo e que afeta diretamente em quanto tempo será colocada a prótese definitiva é a sua osseointegração. É que após a instalação dos pinos, o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao tecido ósseo da gengiva.
Para os pacientes que eventualmente não possam receber a carga imediata, essa etapa ocorre de 3 semanas a 6 meses após a primeira fase, com o objetivo de reabrir caminho para que possamos iniciar a etapa protética e os implantes possam, em breve, receber as próteses dentárias definitivas.
4. Colocação da prótese: É uma das etapas mais esperadas pelos pacientes, pois é onde ocorre a instalação das próteses definitivas. Assim que ocorre a osseointegração dos implantes, as próteses são confeccionadas e colocadas nos implantes dentários dos pacientes.
Apenas um implante dentário leva em média 20 minutos para ser colocado. A variação acontece de acordo com o tipo de implante e da situação individual de cada paciente. Geralmente, as próteses levam de duas a três sessões para serem concluídas.
Para entender mais sobre quanto tempo demora para fazer um implante dentário, assista ao vídeo a seguir:
Sim! Para alguns pacientes, a odontologia moderna já viabiliza a colocação da prótese imediatamente após a colocação dos implantes dentários, por meio de uma técnica denominada carga imediata. Com ela, o paciente sai do consultório com um sorriso funcional e esteticamente belo no mesmo dia da colocação dos implantes.
O tratamento de implantes dentários com carga imediata consiste em coroas ou próteses provisórias, que se fixam ao parafuso de titânio logo após sua inserção no osso. Assim, o paciente já sai da primeira etapa do tratamento com um lindo sorriso. Posteriormente, então, as próteses provisórias são substituídas pelas definitivas.
A grande vantagem do procedimento é a agilidade em proporcionar uma solução ao paciente, melhorando sua autoestima.
Atualmente, os implantes odontológicos representam a mais moderna solução para aqueles dentes que foram perdidos ou deteriorados ao longo da vida. Através de um procedimento simples e indolor, excelentes resultados são obtidos.
Além da estética, o implante dentário proporciona o restabelecimento da mastigação e o realinhamento da arcada. Assim, problemas graves são evitados e uma melhor qualidade de vida é proporcionada ao paciente.
Saiba que a Dalí Odontologia é a única clínica de implante dentário do Brasil a oferecer garantia vitalícia aos seus pacientes. Para validar seu benefício, basta realizar as revisões do seu tratamento a cada 6 meses com nossos profissionais.
Nós preparamos um conteúdo exclusivo e super didático para você entender e conhecer os serviços da nossa clínica de implante dentário em Porto Alegre.
Ligue para nossa Clínica de Odontologia em Porto Alegre, marque sua consulta e tire suas dúvidas pelo telefone (51) 3737-3803.
Não perca tempo e aproveite logo os benefícios que o implante dentário pode lhe proporcionar!