O sono não é simplesmente um período no qual nos desligamos de nossa vida atribulada. Ele é uma necessidade básica, tão importante para nossa saúde e bem estar quanto o ar, o alimento e a água.
Quando dormimos bem, tanto em quantidade quanto em qualidade, acordamos renovados, dispostos e prontos para os desafios diários. Quando isso não ocorre, as repercussões são importantes e afetam de forma considerável nossa qualidade de vida. A privação do sono tem efeitos na capacidade de aprendizado, concentração, memória, humor e no tempo de resposta dos nossos mecanismos reflexos, o que pode levar a acidentes tanto no trabalho quanto no trânsito. Pessoas que não dormem bem apresentam redução da imunidade, com maior propensão a infecções em geral, envelhecem mais rápido e tem dificuldades em manter-se no peso recomendado, ansiedade, cefaleia matinal, irritabilidade, perda de atenção, impotência sexual entre outros.
Quem acredita que roncar é apenas uma situação embaraçosa e incomoda se engana. O ronco é uma doença que se não for tratada, pode evoluir trazendo vários riscos à saúde, evoluindo para a apnéia obstrutiva do sono. Uma em cada oito pessoas ronca, com maior porcentagem no sexo masculino, tornando-se mais frequente com o avanço da idade. Acredita-se que o ronco esteja presente no sono de 60% das pessoas com mais de 55 anos. È três vezes mais comum em obesos do que em magros.
O ronco é uma obstrução parcial das vias aéreas superiores, obrigando a pessoa a respirar pela boca, sendo que o ar consegue passar, porém produzindo ruído devido a vibração causada pela passagem do ar com dificuldade. A consequência mais séria do agravamento do ronco é a Apnéia Obstrutiva do Sono, que pode trazer inúmeros riscos e consequência à saúde. Vamos então falar um pouco sobre apneia obstrutiva do sono.
Existe ronco sem apneia, mas não existe apneia do sono sem ronco. Se o ronco não for tratado, os sintomas dele podem piorar e ser apenas o quadro inicial de um problema mais grave, a apneia obstrutiva do sono, uma doença crônica que pode levar até a morte.
A apneia do sono é uma alteração da respiração que ocorre durante o sono e que está associada a episódios repetidos de paradas respiratórias. É uma situação tratável e que atinge milhões de pessoas no mundo todo e pode causar sérias consequências quando não tratada. Durante a apneia do sono o fluxo de ar é completamente bloqueado.
A apneia se manifesta quando a obstrução total da passagem do ar provocando uma parada respiratória que pode durar de 10 a 30 segundos. Essa situação pode ocorrer diversas vezes durante a noite sendo acompanhada de micro despertares sem que na maioria das vezes a pessoa perceba, algumas vezes a pessoa acorda no susto mas volta a dormir logo em seguida e não se lembra do ocorrido. Nos casos mais graves a respiração pode cessar por até dois minutos dezenas de vezes durante a noite. A sobrecarga respiratória faz todos os outros sistemas do organismo sofrerem, principalmente o circulatório. Quanto mais o paciente tem ronco e apneia do sono, maior a chance de ter um aumento de pressão arterial e consequentemente o ronco e a apneia estão indiretamente relacionados ao aumento da taxa de mortalidade.
As principais consequências do ronco e apneia do sono são sonolência excessiva que pode comprometer o desempenho no trabalho, nos estudos e ainda ser causa de acidentes automobilísticos e de trabalho; elevação da pressão arterial e outras doenças do coração, ganho de peso e diabete, problemas de memória e dificuldades para o aprendizado, impotência sexual e muitas outras.
Se você tem problemas relacionados com o adormecer e manter-se dormindo por mais do que uma semana e está preocupado com a situação, ronca ou para de respirar dormindo ou ainda se você apresenta sonolência que interfere no seu funcionamento diário, é o momento de procurar ajuda com um especialista.
Marque uma avaliação no Instituto Croma com o Dr. Luiz Breier, e venha tirar suas dúvidas sobre o ronco e apneia do sono e se surpreender como atualmente com dispositivos intra-orais, os conhecidos aparelhos para apneia do sono, o tratamento é muito mais tranquilo do que se imagina.