São próteses fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental, enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência. As próteses metálo-cerâmicas são as mais difundidas das próteses fixas. Em nossa Clínica Odontológica, esse tipo de prótese é utilizado para a reabilitação de dentes posteriores.
Clique abaixo e saiba como mudar de vida através dos Implantes e Próteses Dentárias. Dê um basta nos problemas com seus dentes!
Assim como as coroas metálo-cerâmicas, as coroas metal-free (ou livre de metal) são utilizadas para a reabilitação de dentes comprometidos. A diferença entre elas é que as coroas metal-free não utilizam metal em sua estrutura, possuindo uma base composta por um material estético, normalmente a zircônia.
Isso determina um trabalho com altíssima qualidade estética, não possuindo nenhuma “interferência” dos metais na porcelana que reproduzirá o dente. Todas as próteses anteriores e, em alguns casos, dentes posteriores, confeccionadas em nossa Clínica são realizadas com essa técnica.
São próteses fixas em porcelana confeccionadas para reabilitar regiões em que foi realizada a colocação de implantes dentários. Essas próteses podem ser parafusadas diretamente ao implante ou cimentadas a uma estrutura parafusada no implante chamada pilar.
As coroas podem ser unitárias (opção preferencial) ou múltiplas, com dentes unidos entre si. Quando se perde um dente, passam a ser, sem dúvida alguma, a melhor opção de reabilitação, pois repõe o elemento dentário faltante sem prejuízo estético, funcional e garante a facilidade de higienização.
Excelente alternativa para pacientes que já utilizam prótese total removível (ou dentadura). São próteses removíveis fixadas a um número reduzido de implantes (mínimo de 2 na arcada inferior e 4 na arcada superior) e são fixadas a esses por clipes de teflom ou encaixes metálicos que proporcionam uma fixação muito boa à gengiva, quando comparadas a uma prótese total convencional.
Sem dúvidas, a melhor opção de reabilitação para pessoas que, por algum motivo, perderam todos os dentes de uma arcada. Os protocolos são próteses fixas parafusadas sobre um número determinado de implantes (mínimo de 4 na arcada inferior e 6 na arcada superior).
Como benefícios, podemos citar o fato de ser um trabalho totalmente fixo, possibilitando uma função mastigatória perfeita e fato de ocuparem apenas o espaço que originalmente era ocupado por dentes, fazendo com que as pessoas que as utilizam sintam como se fossem seus dentes naturais.
Também conhecida por “ponte” móvel, esse tipo de prótese é caracterizada por repor a falta de alguns dentes de uma arcada e possuir “grampos” metálicos que se prendem aos dentes remanescentes.
Assim como a prótese total, deve ser removida a cada refeição para higienização, e costuma sobrecarregar os dentes que servem de pilares com seus “grampos” metálicos. Com advento dos implantes, muitos casos de reabilitação se tornaram possíveis, garantindo maior conforto e satisfação para os pacientes.
Também chamada de “dentadura”, a prótese total removível possui uma vida útil de seis anos, e é indicada a pessoas que perderam todos os seus dentes. Essa prótese deve ser removida após cada refeição para higienização e costuma causar desconfortos para o paciente, como irritação, pouca ou nenhuma retenção e estabilidade.
Até algum tempo atrás, a prótese total removível era a única solução para a reabilitação dos pacientes desdentados totais. Graças aos avanços da Odontologia, hoje dispomos de novas soluções que garantem muito mais conforto, eficiência mastigatória e beleza estética aos pacientes. Informe-se sobre os benefícios das próteses removíveis sobre implantes (overdentures) e os protocolos fixos.
A busca pelo sorriso perfeito certamente tem nas facetas laminadas grandes aliadas.
As facetas são finas lâminas de cerâmica, que envolvem apenas a face frontal e a borda incisal dos dentes. Imperfeições como alterações de cor, manchamentos, fraturas, dentes “girados”, sorrisos que mostram muito a gengiva, espaços entre os dentes e dentes curtos estão entre as indicações mais comuns dessas lâminas, que têm o poder de definir um sorriso com altíssimo padrão estético.
Assim como as facetas, são lâminas em cerâmica que cobrem a superfície frontal dos dentes. O que difere as lentes de contato dental é que elas não necessitam qualquer tipo de desgaste dentário para serem confeccionadas. Possuem uma espessura extremamente fina (em torno de 0,3 milímetros) e são coladas diretamente sobre a superfície dos dentes naturais.
Trata-se de um procedimento comumente realizado em nossa Clínica Odontológica para mostrar ao paciente, através de uma “maquete”, qual será o efeito estético da implantação da prótese.
Após uma simples moldagem, é confeccionada uma moldeira que definirá um “sorriso ideal” para o paciente, corrigindo imperfeições, fechando espaços, entre outras possibilidades estéticas. Nessa moldeira, é injetada uma resina fluída e esse conjunto é levado à boca do paciente. Em minutos, ela pode ser removida e o resultado é que a resina ocupa os locais onde havia imperfeições no sorriso.
O paciente pode analisar o resultado do “novo sorriso” no espelho e, inclusive, ficar um ou dois dias com esses acréscimos em resina para que possa analisar com mais calma se o resultado será o inicialmente pretendido. Só a partir desse momento é que são sugeridos os tratamentos estéticos.
Então, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre tipos de próteses dentárias? Pensa em fazer um tratamento? Entre em contato com a equipe da Dalí Odontologia! Estamos aqui para ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu sorriso.