- Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia e Especialista em Ortodontia.
- Graduado em Odontologia pela PUCRS
- Pós-Graduado em Ortodontia pelo Instituto Osthoff Rio de Janeiro - RJ e Instituto Rio Grandense de Ortodontia, Canoas - RS.
Ronco e Apnéia do Sono
O Ronco e a Apnéia estão tirando seu sono? Dormir bem é essencial para alcançar boa qualidade de vida!.
A qualidade e a quantidade das horas dormidas têm efeitos sobre todas as atividades do indivíduo, podendo repercutir sobre a sua capacidade de aprendizado, concentração, memória, humor e no tempo de reposta motora.
Pessoas que não dormem bem apresentam redução da imunidade, com maior propensão a infecções em geral, envelhecem mais rápido e têm dificuldades em manter-se no peso recomendado. Podem sofrer também de ansiedade, cefaleia matinal, irritabilidade, perda de atenção, impotência sexual, entre outros sintomas.
Dentre os transtornos associados ao sono, os mais frequentes são a insônia, a apneia do sono e o ronco.
Nossa Clínica Odontológica oferece eficazes tratamentos para a apnéia e o ronco aos seus pacientes, e as principais dúvidas que esclarece frequentemente são:
O que é ronco?
Quem acredita que roncar é apenas uma situação embaraçosa e incômoda se engana. O ronco é uma doença que, se não for tratada adequadamente, pode evoluir, trazendo inúmeros riscos à saúde. O ronco é uma obstrução parcial das vias aéreas superiores que obriga a pessoa a respirar pela boca, produzindo um ruído causado pela dificuldade da passagem de ar.
Uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem em indivíduos do sexo masculino, com idade mais avançada e/ou obesos. Recentemente, a ciência passou a dar uma maior atenção ao ronco, relacionando-o ao comportamento do roncador quando este está acordado, percebendo por vezes uma queda em seu rendimento nas suas atividades diurnas. A consequência mais importante e séria do agravamento do ronco é a apneia obstrutiva do sono, que pode trazer inúmeros riscos e consequências à saúde.
Existe ronco sem apneia, mas não existe apneia sem ronco. Se o ronco não for tratado, os sintomas dele podem piorar e a grande ameaça é a possibilidade dele ser apenas o quadro inicial de um problema mais grave, a apneia, uma doença crônica que pode levar à morte.
O que é Apnéia Obstrutiva do sono?
A Apneia do Sono é uma alteração da respiração que ocorre durante o sono e que está associada a episódios repetidos de paradas na respiração (apneias). Episódios repetidos de apneia vão ocasionar alterações na oxigenação dos diversos órgãos, além de má qualidade do sono.
Se você tem problemas relacionados com o adormecer e manter-se dormindo por mais do que uma semana, ronca ou para de respirar dormindo ou, ainda, se apresenta sonolência que interfere no seu funcionamento diário, é o momento de procurar um médico.
Calcula-se que 30% dos roncadores também sofram de apneia. A doença se manifesta quando há a obstrução total da passagem do ar, provocando uma parada respiratória que dura, em média, de 10 a 30 segundos. Essa situação pode ocorrer diversas vezes durante a noite, sendo acompanhada de micro despertares sem que a pessoa perceba.