Tratamento de Canal
O tratamento de canal (tratamento endodôntico) é a remoção da polpa dentária (nervos e vasos sanguíneos), que se encontra na parte interna do dente, através de um preparo químico/mecânico e sua substituição por um material obturador.
A necessidade do tratamento de canal surge quando a polpa entra em um processo de degeneração irreversível, que pode ser causado por fatores irritantes como cárie, traumatismos dentários, trauma oclusal e problemas endoperiodontais. Também é indicado para fins de reabilitação da estrutura dentária, mesmo que a polpa dentária apresente-se sadia.
Veja abaixo um resumo das principais dúvidas que recebemos nossos pacientes sobre tratamento de canal:
Quantas consultas são necessárias para a realização do tratamento de canal?
Na grande maioria dos casos o tratamento é realizado em uma única sessão.
O dente escurece após o tratamento?
Não. O que ocorre é a perda do brilho, resultando em um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofreu uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento.
O tratamento de canal é dolorido?
Não, técnicas adequadas de anestesia local podem propiciar tratamento indolor na maioria dos casos. Algumas situações em que a polpa encontra-se mortificada, nem é necessário a utilização da anestesia. Após o tratamento, podem-se prescrever analgésicos, quando indicado.
Tenho muito medo de tratar o canal, o que faço?
Podem-se utilizar ansiolíticos que ajudam a combater a ansiedade no decorrer do tratamento.
O que ocorre se o canal não for tratado?
Poderá ocorrer dor intensa, inflamação, inchaço e até a perda do dente.