Prótese Dentária: A Solução Para Dentes Danificados ou Perdidos
CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM PORTO ALEGRE
- Especialista em Prótese Dentária
- Especialista em Dentística Restauradora
- Graduada em Odontologia pela ULBRA
- Pós-Graduada em Odontologia Estética
- Avançada pelo Instituto Proffel - SC
Prótese Dentária
A importância dos dentes em nossa vida é indiscutível. A falta de um ou mais dentes pode ocasionar inúmeros transtornos, entre eles:
- Perda da eficiência mastigatória
- Desequilíbrio funcional da mastigação
- Perda de autoestima
Por esses motivos, quando perdemos um dente, é importante que façamos a reposição do dente perdido o mais rápido possível, através de uma prótese dentária, seja ela uma prótese dentária fixa ou uma prótese dentaria móvel. O espaço vazio deixado tende a ser lentamente “fechado” pelos dentes vizinhos, podendo acarretar sensibilidade dentária, aumento na ocorrência de cáries e problemas periodontais.
Uma prótese dentária é um dente artificial feito para repor um dente ausente, vários dentes ou todos os dentes de uma arcada. O objetivo é de restabelecer a mastigação e estética, melhorando ainda mais o seu sorriso.
Prótese dentária fixa
As próteses dentárias fixas possuem várias vantagens, podendo ser efetuadas sobre o dente ou sobre o implante, com coroas unitárias ou ponte. As próteses dentárias fixas têm como principal objetivo reproduzir a dentição natural do indivíduo, com excelência na estética, resistência e durabilidade dos dentes danificados ou perdidos. As próteses dentárias fixas repõem os dentes como se fossem naturais.
Prótese dentária removível
As próteses dentárias removíveis estão praticamente em desuso, mas entre elas destacam-se:
As Próteses Dentárias Totais (dentaduras) repõem todos os dentes da boca. Têm como principal desvantagem a mobilidade, podendo ferir a boca ou tornar a mastigação desconfortável. Atualmente, com a prótese dentária tipo protocolo (dentaduras fixas), as dentaduras removíveis estão praticamente em desuso.
As Próteses Dentárias Parciais removíveis substituem os dentes naturais perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. Hoje em dia, com o surgimento dos implantes e a possibilidade de dentes fixos sem os desgastes de outros dentes hígidos, também está entrando em desuso.
Principais tipos de Próteses Dentárias confeccionadas por nossa Clínica Odontológica em Porto Alegre:
São próteses dentárias fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental, enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência. As próteses dentárias metálo-cerâmicas são as mais difundidas das próteses fixas. Na Dalí Odontologia, esse tipo de prótese é utilizado para a reabilitação de dentes posteriores.
Assim como as coroas metálo-cerâmicas, as coroas metal-free (ou livres de metal) são utilizadas para a reabilitação de dentes comprometidos. A diferença entre elas é que as coroas metal-free não utilizam metal em sua estrutura, possuindo uma base composta por um material estético, normalmente a zircônia. Isso determina um trabalho com altíssima qualidade estética, não possuindo nenhuma “interferência” dos metais na porcelana que reproduzirá o dente. Todas as próteses dentárias anteriores e, em alguns casos, dentes posteriores, confeccionadas em nossa clínica são realizadas com essa técnica.
São próteses dentárias fixas em porcelana confeccionadas para reabilitar regiões em que foi realizada a colocação de implantes dentários. Essas próteses dentárias podem ser parafusadas diretamente ao implante ou cimentadas a uma estrutura parafusada no implante, chamada pilar. As coroas podem ser unitárias (opção preferencial) ou múltiplas, com dentes unidos entre si. Quando se perde um dente, passam a ser, sem dúvida alguma, a melhor opção de reabilitação, pois repõem o elemento dentário faltante sem prejuízo estético e funcional, garantindo a facilidade de higienização.
Excelente alternativa para pacientes que já utilizam prótese dentária total removível (ou dentadura). São próteses removíveis fixadas a um número reduzido de implantes (mínimo de 2 na arcada inferior e 4 na arcada superior) e são fixadas a esses por clipes de teflom ou encaixes metálicos, que proporcionam uma fixação muito boa à gengiva, quando comparadas a uma prótese total convencional.
Sem dúvida, a melhor opção de reabilitação para pessoas que, por algum motivo, perderam todos os dentes de uma arcada. Os protocolos são próteses dentárias fixas parafusadas sobre um número determinado de implantes (mínimo de 4 na arcada inferior e 6 na arcada superior).
Como benefícios, podemos citar o fato de ser um trabalho totalmente fixo, possibilitando uma função mastigatória perfeita e o fato de ocuparem apenas o espaço que originalmente era ocupado por dentes, fazendo com que as pessoas que as utilizam sintam como se fossem seus dentes naturais.
Também conhecida por “ponte” móvel, esse tipo de prótese dentária é caracterizada por repor a falta de alguns dentes de uma arcada e possuir “grampos” metálicos que se prendem aos dentes remanescentes.
Assim como a prótese dentária total, deve ser removida a cada refeição para higienização, e costuma sobrecarregar os dentes que servem de pilares com seus “grampos” metálicos. Com advento dos implantes, muitos casos de reabilitação se tornaram possíveis, garantindo maior conforto e satisfação para os pacientes.
Também chamada de “dentadura”, a prótese dentária total removível possui uma vida útil de seis anos, e é indicada a pessoas que perderam todos os seus dentes. Essa prótese dentária deve ser removida após cada refeição para higienização e costuma causar desconfortos para o paciente, como irritação, pouca ou nenhuma retenção e estabilidade.
Até algum tempo atrás, a prótese dentária total removível era a única solução para a reabilitação dos pacientes desdentados totais. Graças aos avanços da Odontologia, hoje dispomos de novas soluções que garantem muito mais conforto, eficiência mastigatória e beleza estética aos pacientes. Informe-se sobre os benefícios das próteses removíveis sobre implantes (overdentures) e os protocolos fixos.